Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

Ligação entre o Lava Pés com a Ceia .

Um dia ouvi alguém dizer que existem regras para se criar uma doutrina, e uma das regras mencionadas era que é necessário que haja no mínino dois textos de referência sobre o assunto, sendo o ideal de três textos acima, então questionei: 

Porque existem doutrinas e regras de muitas igrejas que não estão dentro desse padrão? A resposta foi me tão útil que resolvi comentar com você, a questão é que as ordens diretas de Jesus, ou seja o que o próprio Jesus disse, não entra nessa regra, ou seja pode haver em apenas um lugar em toda a bíblia, mas se foi o Mestre quem mandou, pronto esta mandado, a ordem precisa ser cumprida, é o caso de muitos textos encontrados no evangelho de João, pois este não é sinótico, quase não tem referências dos outros evangelhos.

Depois de saber dessa regrinha descobri que muitas igrejas não praticam a chamada cerimônia do lava pés, ou seja, a cerimônia da humildade, pelo fato de se estar registrada apenas em um lugar na bíblia. 

Por esse motivo resolvi comentar com você sobre as regrinhas, e gostaria que você pudesse ler o texto de João 13.2-17. Em especial o trecho:
João 13:12 Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz?
João 13:13 Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou.
João 13:14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.
João 13:15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
João 13:16 Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.
João 13:17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.

O detalhe que quero que vocês percebam é a ordem de Jesus, muitos comentaristas da bíblia dizem ser essa ocasião isolada e apenas a lição aprendida com esse ato é o necessário e não a prática do mesmo, como vários teólogos afirmam, “se qualquer comentário for contra o texto bíblico fique com a bíblia”, hora os comentários são feitos por pessoas normais e não são inspirados pelo Espírito Santo, somente as escrituras o são.

Sendo assim o que vou afirmar é bíblia e não opinião, olhe para o vs14 parte dele diz: “também vós deveis lavar os pés uns dos outros”, observe a palavra em destaque (deveis), veja que é uma ordem direta, Jesus não ficou rodeando, Ele foi incisivo “vós deveis lavar os pés uns dos outros”, ao contrário de alguns comentaristas que afirmam não ser necessário nos dias de hoje lavar os pés do irmão, Jesus afirma no vs 15 que devemos seguir o seu exemplo, devemos fazer igual a Ele, veja queridos, sendo Ele Senhor e Mestre lavou os pés de seus discípulos, porque nós sendo pecadores e nos esforçando por fazer, praticar os seus ensinamentos não o vamos fazer igual, não estamos imitando o super pastor que leva multidões ao delírio nos dias de hoje, estamos imitando ao Senhor e Rei de nossas vidas, o mesmo que nos deu uma ordem direta, a qual se repete novamente no vs 17, o mesmo que declarou: bem aventurados sois se as praticardes.

Muito bem o primeiro motivo e o maior de todos para nos levar a praticar este ensinamento de Jesus é sua ordem, o segundo é o seu exemplo, quando Jesus se levanta da ceia (esta ceia se refere ao jantar) Ele passa a ensinar os seus discípulos que não devem haver divisões e sentimentos de superioridade entre eles, é exatamente o que muitas vezes impede algumas pessoas de praticar tal ensinamento é justamente a altivez e o sentimento de superioridade.

Hoje o evangelho trouxe pessoas de alto escalão social para dentro das igrejas e fica difícil para esses tais se rebaixarem ao ponto de lavar por ventura os pés de seu funcionário que é da mesma igreja, percebe-se que não há uma verdadeira transformação ai, aquele que é verdadeiramente convertido não se importará de lavar os pés de um irmão indígena que não usa sapato e quando veio para a igreja pisou em algo desagradável, a conversão é algo maravilhoso que não dá lugar para a soberba, sentimento que levou um anjo pecar contra Deus.

A ligação intima deste evento do lava pés com a ceia é tremenda, Paulo em 1Co 11.23 declara que foi na noite em que Jesus foi traído que foi instituída a Ceia, a Santa Ceia como nos referimos, no decorrer do texto Paulo instrui sobre a Ceia.

Outros textos da Ceia são Mateus 26.26-30, Marcos 14.22-26, Lucas 22.14-20, como Paulo disse foi na mesma noite em que Jesus instituiu a Ceia também instituiu a cerimônia da humildade, foi na mesma noite e durante a mesma Ceia (jantar), então dividir ou separar as duas é incorrer em erro, tanto uma quanto a outra foram instituídas juntas e devem ser praticadas juntas, elas são ligadas uma a outra e não há uma Ceia completa sem o lava pés e nem um lava pés sem a Ceia.

Bem foi assim que ocorreu nos tempos de Jesus e foi assim que o Próprio Senhor o fez, acredito eu que não devemos dissociar uma da outra, ambas são uteis, para fechar este comentário veja o texto de João 6:53-57. Como você percebeu nos versículos de João, é verdadeiramente necessário que cada um de nós nos tornemos participantes da Ceia do Senhor.

Pois não é mero costume, é sim uma ordenança de cristo a sua igreja, o perigo de não ser participante da ceia é eminente, “a perda da vida”, mas aos que se habilitam para cear se alimentam de vida, e estarão aptos a serem ressuscitados no ultimo dia, essa é a mensagem que esses versos nos transmitem, aos que ainda não são comungastes fica aqui o convite para se tornarem muito em breve participantes do corpo de Cristo para seu próprio bem. Pois Cristo não quer que nem um pereça, mas deseja a salvação pra todos, por isso se entregou naquela cruz, para nos salvar.

Toda glória e honra a Ele (Jesus), para todo o sempre amem.

Nenhum comentário: