Pesquisadores da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, criaram um novo sistema chamado de Sideways,
que busca fornecer informações aos clientes sobre o objeto observado.
O
sistema visa um anúncio inteligente aos olhos do consumidor.
- (Foto: Divulgação)O sistema Sideways consiste em um software que faz um reconhecimento de face, na área sobre a qual a retina do cliente está localizada.
O sistema Sideways consiste em um software que faz um reconhecimento de face, na área sobre a qual a retina do cliente está localizada.
Através
de câmera, as lentes irão capturar o ponto exato onde o consumidor é
fixo.
Com o sistema de monitoramento, o cliente poderá tocar nas telas,
permitindo que monitores de TV troquem anúncios de acordo com os
interesses demonstrados pelo cliente, e as informações relacionadas com o
produto serão especificadas.
"Usamos uma câmera instalada perto
da tela e não precisamos de nenhum equipamento extra.
O sistema detecta
os rostos das pessoas e mostra onde os olhos estão presentando atenção",
explica o pesquisador Andreas Bulling.
A ferramenta é capaz de
capturar a visualização de até 14 usuários.
De acordo com os relatórios
divulgados para a emissora britânica de televisão, BBC, esta ferramenta
pode estar disponível dentro de um período de 5 anos ou mais.
Embora
o sistema ainda não tenha sido lançado, o Sideways pode ser considerado
por especialistas, um problema em relação à privacidade do consumidor
na hora de adquirir um produto.
Sistemas de feedback do olhar, já está sendo usado para outras aplicações, tais como a telefonia móvel.
Algumas
semanas atrás, foi lançado o novo smartphone da Samsung, o Galaxy S4,
que contém um pedido para parar ou reproduzir um vídeo, sem a
necessidade de tocar na tela, utilizando apenas a tecnologia do olhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário