Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Tecnologia permite que anúncios sigam o olhar do consumidor.

Pesquisadores da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, criaram um novo sistema chamado de Sideways, que busca fornecer informações aos clientes sobre o objeto observado. 
O sistema visa um anúncio inteligente aos olhos do consumidor.
  • olhar
    (Foto: Divulgação)
    O sistema Sideways consiste em um software que faz um reconhecimento de face, na área sobre a qual a retina do cliente está localizada.
O sistema Sideways consiste em um software que faz um reconhecimento de face, na área sobre a qual a retina do cliente está localizada.

Através de câmera, as lentes irão capturar o ponto exato onde o consumidor é fixo. 

Com o sistema de monitoramento, o cliente poderá tocar nas telas, permitindo que monitores de TV troquem anúncios de acordo com os interesses demonstrados pelo cliente, e as informações relacionadas com o produto serão especificadas.

"Usamos uma câmera instalada perto da tela e não precisamos de nenhum equipamento extra.

O sistema detecta os rostos das pessoas e mostra onde os olhos estão presentando atenção", explica o pesquisador Andreas Bulling.

A ferramenta é capaz de capturar a visualização de até 14 usuários. 

De acordo com os relatórios divulgados para a emissora britânica de televisão, BBC, esta ferramenta pode estar disponível dentro de um período de 5 anos ou mais.

Embora o sistema ainda não tenha sido lançado, o Sideways pode ser considerado por especialistas, um problema em relação à privacidade do consumidor na hora de adquirir um produto.

Sistemas de feedback do olhar, já está sendo usado para outras aplicações, tais como a telefonia móvel.

Algumas semanas atrás, foi lançado o novo smartphone da Samsung, o Galaxy S4, que contém um pedido para parar ou reproduzir um vídeo, sem a necessidade de tocar na tela, utilizando apenas a tecnologia do olhar.

Nenhum comentário: