Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ateus e agnósticos são os que mais sabem sobre religião nos EUA.

Um estudo do Instituto de pesquisas americano Pew Forum, publicado nesta terça-feira, afirma que agnósticos e ateus são mais bem informados sobre doutrinas religiosas nos Estados Unidos do que os fieis.

O instituto preparou um questionário com 32 perguntas sobre religiões. 

A média de acerto entre os protestantes foi de 16 questões, enquanto que a média entre os não crentes, como agnósticos e ateus, foi de 20,9 acertos.

Os judeus e os mórmons dividiram a segunda colocação dos mais bem informados, com 20,5 e 20,3 na média de acerto, respectivamente.

Os católicos são os menos informados, acumulando uma média de apenas 14,7 questões. Ao todo 3.412 participaram da pesquisa.

Alguns dados foram destacados pelo relatório do instituto, como que 45% dos católicos não sabiam que o pão e o vinho, além de representar, se transformam no corpo e no sangue de Cristo durante a eucaristia e que 53% dos protestantes não reconheceram Martinho Lutero como o pai da religião.

Só um quarto dos americanos (27%) sabe que a maioria dos habitantes da Indonésia é muçulmana, 47% sabe que Dalai Mala é budista e 38% associam Vishnu e Shiva à religião hindu.

As religiões que demonstraram maior conhecimento com perguntas relacionadas a cristandade, especialmente a Bíblia, foram os mórmons e os protestantes.

No entanto, segundo o relatório, o principal fator que contribui para o conhecimento religioso não é a igreja, e sim a formação educacional.

Pessoas graduadas tiveram uma média de 8 acertos a mais do que as pessoas que não possuem uma graduação, mesmo quando o curso não é relacionado à uma teologia.

Nenhum comentário: