Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

Imam quer nascimento de Maomé como feriado nacional nos EUA.

Um imam (chefe de mesquita) de Jackson Heights (comunidade localizada no bairro Queens, em Nova Iorque) começou uma campanha para fazer de 26 de abril, o aniversário do profeta Maomé, um feriado nacional nos Estados Unidos.
Mohd Qayyoom, chefe do Centro Comunitário Muçulmano, na rua 72, 37-46, disse que acredita que a realização de uma celebração oficial nacional do aniversário do profeta permitiria que a crescente população muçulmana nos Estados Unidos tivesse uma celebração anual e promoveria um espírito de cooperação com pessoas de outras religiões.

“Nós daremos a mensagem de paz, daremos a mensagem de harmonia entre as religiões”, Qayyoom disse.

Considerando que o calendário islâmico é lunar, os feriados islâmicos nunca caem na mesma época no calendário gregoriano, que é baseado no solar. 

Ramadã, o mês sagrado do jejum islâmico, pode cair no verão em um ano e no inverno no ano seguinte.

A data em que o aniversário de Maomé deve ser celebrado no calendário islâmico difere dependendo da denominação islâmica. 

Muçulmanos sunitas observam o feriado no dia 12 do mês islâmico Rabi’ al-awwal, enquanto os xiitas o guardam no dia 17.

Mas o aniversário histórico de Maomé é 26 de abril de 570. Qayyoom disse que a realização de uma celebração nacional nos EUA nessa data permitirá que muçulmanos americanos celebrem no mesmo dia todos os anos.

“Nós queremos um dia, um feriado nacional como o Natal”, ele disse.

Embora Qayyoom esteja planejando anunciar sua campanha formalmente em 22 de abril, no segundo evento planejado de Harmonia Inter-religiosa e Paz Mundial em Jackson Heights, ele disse que já começou sua campanha. 

Ele disse que fez contatos com as autoridades políticas de Jackson Heights e planeja alcançar líderes de outras religiões.

“Em todo lugar em que eu falo, os americanos estão dando as boas vindas a isso”, Qayyoom disse.

Um dos focos principais de Qayyoom tem sido lutar e falar contra o terrorismo. 

Ele disse que se os muçulmanos tiverem um feriado, em que puderem fazer paradas islâmicas e jogos islâmicos todos os anos e seus vizinhos não muçulmanos puderem celebrar, o feriado poderá trazer compreensão entre as pessoas.

“O profeta Maomé disse, ‘Eu não sou o profeta apenas dos muçulmanos. 

Eu sou o profeta de todos os seres humanos’”, ele disse.

Qayyoom disse que seu plano é que essa seja uma longa campanha, mas ele espera que a campanha dê uma voz ativa à população muçulmana nos Estados Unidos.

“Eu acho que vai funcionar,” Qayyoom disse. 

“Vai levar um pouco de tempo.”

Traduzido por Eliseu P. L. J. do artigo do jornal Times Ledger: Mohammad’s birthday should be holiday: Imam

Nenhum comentário: