Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Onde Estava Deus em 11 de Setembro de 2001?

Ás vezes me pergunto como é ser Deus... Já se fez essa pergunta?

  
                                                


                                                          (Foto Lane Palmer )


Se você é Deus, deve estar ouvindo um coral de anjos e em coro louvando de todos os cantos do universo ao redor do seu trono.

E se você é Deus, você está destinado a ouvir lamentos e gemidos daqueles que sofrem e estão perdidos, repetidamente. Nenhum momento passará que não esteja amarrado com o som da tragédia e da morte.

Dez anos atrás, houve um dia quando testemunhamos Deus tirar de forma violenta 2.819 vidas com a queda das torres e toda a nação estadunidense reagiu desacreditado, chocado.

Como seria ser Deus naquele dia?

Se você tinha entre 6 ou 7 anos, é provável que você se lembre onde e o que estava fazendo quando a primeira notícia dos ataques terroristas aconteceu, e após uma imensa aflição que aos poucos diminuía, haviam muitos que faziam essa pergunta:

Onde estava Deus e o que Ele estava fazendo naquele dia?

Qualquer resposta a essa pergunta tem a limitação humana que se pode chamar também de falha.

Parece-me que se temos uma pergunta para Deus – especialmente aquelas que envolvem questões significantes, maiores – deixamos Ele responder. Então vamos ouvir aquilo que graciosamente escolheu para nos responder:

“Mas o SENHOR está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar. Ele mesmo julgará o mundo com justiça; exercerá juízo sobre povos com retidão” (Salmos 9.7-8).

Então a resposta a pergunta inicial “Onde estava Deus em 11 de setembro?” é simples... Estava onde está a dez anos atrás, no mesmo lugar. Ele está no Trono dos céus onde sempre esteve e estará. Ele é perfeito, então é impossível para Ele operar fora dos padrões de justiça e equidade.

Mas como é ser “justo” e “bom” quando aviões são usados como armas?

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” Isaías 55.8-9.

Em outras palavras, em nossa perspectiva limitada complicamos o cenário e tentamos simplificá-lo, então tentamos e fazemos coisas sem o menor sentido. Ou pior, em nossa arrogância tomamos em primeiro lugar a mais alta moralidade mais do que a Deus, que é a fonte de toda a moralidade!

Mas o que devemos manter em mente é que as razões devem-se ser sabidas somente a Deus, os atos de impiedade do homem foram permitidos por algum propósito. Essa é uma das verdades mais difíceis de gravar na nossa mente e no coração a respeito de Deus. Mas continua a ser uma verdade, independente do nosso entendimento ou concordância. Deus é Deus, e nós não o somos. Deus é bom... em todo o tempo... porque é a Sua natureza.

Então ao invés de eu perguntar “onde estava Deus em 11 de setembro?”, talvez eu deva me perguntar “onde eu estava em 11 de setembro?”. Tenho uma compreensão que o mundo é um lugar de grande beleza e amor mas que é também uma fortaleza de um mal inexplicável? E porque dessa realidade, tenho um chamado e uma responsabilidade neste universo o qual é fazer discípulos e que eles façam outros discípulos.

Os eventos ocorridos nesses dez anos passados são apenas dias negros na história dos Estados Unidos. Devemos deixar as más lembranças dessa grande tragédia e lembrar da incrível promessa de Jesus:

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8.12.

Nossa nação precisa de “ter a luz da vida”, e você pode trazer essa luz com você onde quer que vá. Deus está em seu Trono e seus caminhos vão além dos nossos caminhos. Enquanto você pensa e se questiona “onde está Deus”, em momentos de tragédia eles também se perguntam “onde estão os seguidores de Deus quando precisamos?”

Será você o primeiro a responder?

Em ação:

O 10º aniversário do 11 de setembro dá a oportunidade única de falar com nossos amigos sobre suas crenças espirituais. Não deixe a chance de partilhar o evangelho como uma lembrança de dias maus e tristes permeando nossa nação.

Atitude:

Oração: Soberano Deus e criador do céu e da Terra, ouça a nossa súplica. Conforte aqueles que perderam suas famílias e amigos em 11 de setembro de 2001, e use esse aniversário para trazer pessoas a sua família. Nos dê olhos para ver e coração para responder as oportunidades de partilhar o Evangelho.

Leia: 2 Corintios 1.3-4. Louve ao nosso Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus, o Pai da compaixão e de todo o conforto que só Ele pode nos dar em todas as nossas dificuldades e então, que possamos dar o mesmo àqueles que passam por problemas e dificuldades.

Lane Palmer, o autor desde artigo na língua inglesa, é escritor e serve ao Dare 2 Share Ministries em Arvada, Colorado. Ele faz um trabalho com adolescentes capacitando-os a conhecer, viver e partilhar sua fé em Jesus. Acesse: WWW.dare2share.org/.

Lane Palmer serve como escritora para o Ministério Dare 2 (D2S) em Arvada, Colorado, um ministério comprometido para estimular e equipar os jovens para conhecer, viver, compartilhar e possuir fé em Jesus.

Nenhum comentário: