Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Hackers roubam número de cartões de crédito e fazem doações a instituições de caridade no Natal.

O grupo de hackers autodenominado Anonymous invadiu a base de dados da agência de segurança norte-americana Stratfor roubando os dados de pelo menos, 4 mil cartões de créditos de grandes empresas mundiais e do Departamento de Defesa dos EUA.

Em questão de segundos, diversos orfanatos, asilos e casas de saúde ao redor do mundo receberam doações oriundas das contas invadidas, uma atitude bem ao estilo Robin Hood. 

Os autores da ação deixaram uma assinatura a frase “Obrigado! Agência de Segurança Interna”.

O Anonymous publicou no Twitter uma nota sobre a autoria da ação dizendo que era uma doação de natal.

O grupo explicou ainda que os dados de cartões de crédito foram obtidos somente para fazer doações para entidades assistenciais.

Os hackers alegaram que um dos motivos que facilitaram o roubo das informações da empresa de segurança foi o fato de os dados não estarem encriptados (em forma de código) . 

O fato poderá se tornar um motivo de embaraço para a empresa, já que ela é especializada em fornecer análises políticas, econômicas e militares para clientes que precisam reduzir os riscos de segurança.

Entre os clientes da Stratfor estão algumas das 500 organizações mais lucrativas do mundo, listadas pela revista Fortune. 

Entre elas estão BNP Paribas, Wester Union, American Express ou Visa, Apple, Microsoft, entre outras, e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Além de utilizarem os cartões empresariais, o grupo de hackers ainda divulgou todos os dados, com os respectivos números de cartões em sua conta no Twitter.

Fred Burtin, vice-presidente da Stratus, disse à agência norte-americana de notícias Associated Press que a empresa apresentou queixa às autoridades. 

O site da Stratus encontra-se em manutenção. 

O serviço de correio eletrônico está suspenso por tempo indeterminado.

Esta foi a efetivação da ameaça feita há algumas semanas pelo grupo Anonymous de realizar um ataque a grandes instituições durante o Natal. 

Ainda não há informações se algum suspeito já tenha sido identificado pelas autoridades locais.

Nenhum comentário: