Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Objeto confirma existência de rituais religiosos no Templo de Jerusalém.

Arqueólogos encontraram um objeto em formato de botão que pode ser uma evidência física de rituais religiosos praticados no templo judaico em Jerusalém.

A descoberta foi feita em Israel e divulgada neste domingo (25) por uma equipe da Universidade de Haifa, de acordo com o IG.

O objeto, que pode ter sido uma espécie de carimbo ou lacre, possui inscrições em aramaico que significam “puro por Deus”. 

Ele pode ter sido usado como certificado para alimentos e animais usados em sacrifícios e oferendas em cerimônias religiosas.
 
Feito em argila, o objeto era usado para marcar produtos ou objetos que eram trazidos para o Templo, e era imperativo que fossem puros segundo rituais.

Os materiais utilizados pelos sacerdotes do templo tinham que seguir as rígidas regras de pureza estabelecidas pelo texto Mishná, uma das principais obras do judaísmo rabínico.

Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel, ele foi encontrado próximo ao Muro das Lamentações, em Jerusalém, e vem a confirmar relatos de rituais que eram realizados no antigo templo judaico.

O Templo de Jerusalém era o local onde os israelitas prestavam cultos e onde eram realizadas ofertas e sacrifícios a Deus, durante o reinado de Salomão. 

Depois de construído, foi saqueado diversas vezes e terminou por ser totalmente incendiado e destruído por Nabucodonosor II, em 587 a.C.

O restante de um segundo templo que foi reconstruído no mesmo local mas também acabou por ser destruído pelas legiões romanas, é hoje conhecido com Muro das Lamentações.

A peça encontrada oferece uma prova arqueológica direta sobre os rituais realizados no templo religioso. 

O local onde foi encontrado o objeto fica em uma rua que percorre a antiga Jerusalém.

Nenhum comentário: