Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

Como a igreja deve amar um Casal Gay? Parte 2

Nance Penny lidera Concerned Women for America e é uma notável líder cristã em círculos evangélicos nacionais. 

Nance concordou que os cristãos devem mostrar compaixão e amor para todos, mas em algum ponto a Igreja tem de lidar com qualquer pecado.
  • homossexuais
    (Foto: REUTERS/Allison Joyce)
    Cat Yezbak (L) Rachel Priebe soltam bolhas de sabão em Manhattan,24 de julho de 2011.
"Somos todos pecadores e precisamos ser vistos como tal, quando entrarmos na igreja," Nance disse CP. 

"Mas o papel da Igreja é ensinar-nos a Palavra de Deus, para apontar o nosso pecado e nos deixar desconfortáveis e para nos mostrar que Jesus é o único caminho para uma vida eterna. 

É por isso que é tão importante encontrar uma igreja onde o pastor fale a verdade."

Mas a questão de por que alguns pastores estão dispostos a falar sobre a homossexualidade e outros não, está dividindo também os cristãos e líderes eclesiásticos. 

Hildreth (Allen Hildreth, um cristão nascido de novo que vive em East Tennessee) apontou que, em sua experiência, há três razões para os pastores evitarem a questão da homossexualidade.

"Eu não acho que muitas igrejas estão abordando o problema", Hildreth apontou. 

"Primeiro de tudo, eu não acho que muitos pastores entendem a homossexualidade ou acham que não é um problema em sua igreja. 

Mas a principal razão pelo qual isso não é abordado é que os pastores não querem ofender os membros que têm filhos ou familiares que vivem nesse estilo de vida. 

É um assunto realmente delicado e é motivado pela adesão de membros e dinheiro."

"Além disso, muitos vivem em um estilo de vida homossexual não veem nada de errado com o que estão fazendo e irão argumentar isso. 

Isso decorre principalmente do fato de que eles não têm qualquer tipo de formação cristã ou ponto de referência. 

É por isso que os pastores pregando o que a Bíblia diz sobre o pecado sexual é tão importante."

Um pastor que sente fortemente que a igreja precisa abordar a homossexualidade de uma forma direta é Phillip Meek da Igreja Amor e Verdade em Savannah, Tennessee. 

O ex-atleta, Meek teve de lidar com o vício do álcool quando jovem e acredita que a igreja deve servir como um lugar de restauração para as pessoas lastimadas e aqueles que tenham caído em pecado, se eles estão frequentando a igreja ou não.

"Quando alguém cai em pecado sexual, o objetivo é sempre ajudá-los a restaurarem seu relacionamento com Deus", disse Meek. 

"O pecado sexual como outros pecados, nunca afeta apenas uma pessoa. 

Ela afeta todos os envolvidos porque a confiança é quebrada, a confiança está perdida, e as percepções da pessoa são alteradas. 

Restaurar os envolvidos em pecado sexual depende de sua vontade de receber orientação, ajuda e direção."

"As questões que precisamos fazer é se eles assumem a responsabilidade por suas ações, ou culpam os outros? 

Eles estão dispostos a submeterem-se a um tempo de restauração, não de sua escolha, mas daqueles que são responsáveis definam para eles? 

Cada situação será diferente, mas com uma atitude de humildade e uma vontade de ser restaurado aqueles emaranhados em pecado sexual podem encontrar perdão e restauração de suas vidas."

Alguém que lida com a questão diariamente é Dan Wilson da Harvest USA. Wilson tem estado aconselhando as pessoas que lutaram com vícios sexuais mais de uma década e também pensa que os cristãos devem mostrar compaixão, mas tomem uma posição firme de que a homossexualidade e outros pecados sexuais são justamente isso - pecado.

"Há um ditado que diz no Sul que 'nós simplesmente amamos as pessoas para a morte'", disse Wilson em uma entrevista por telefone com o CP. 

"Mas, como cristãos, temos de amá-los para a vida em vez de amá-los para a morte. 

A maioria das pessoas, incluindo pastores e líderes de igrejas, têm medo de falar com alguns sobre o seu pecado, porque eles se sentem culpados por suas próprias vidas. 

Nós simplesmente precisamos que todos concordem que todos nós somos pecadores e que esse é a razão pela qual Jesus morreu na cruz por nossos pecados."

Uma questão final que Hildreth abordou foi o de envolvimento com a igreja. 

"Como cristão, eu sinto que é minha responsabilidade ministrar para as pessoas e anunciar o Evangelho de Cristo", acrescentou Hildreth. 

"Mas em algum momento depois que do pecado é abordada, a outra questão que terá de ser abordada é que tipo de papel que eles podem ter na igreja."

Hildreth disse poucas igrejas exercitam hoje o que é conhecido como "disciplina eclesiástica", ou remoção daqueles que se recusam a se arrepender de seus pecados, após aconselhamento continuado e reconhecimento de seu pecado.

"Eu sinto que a Igreja e os cristãos em particular, precisam mostrar compaixão em todos os momentos", disse ele. 

"Mas os cristãos são chamados à comunhão com outros crentes e não há uma diferença entre comunhão e evangelismo.

"Nosso trabalho como cristãos é amar e introduzir aos perdidos a verdadeira Palavra de Deus. 

Somos chamados a amar até mesmo aqueles que não aceitam a Jesus, mas isso não significa que precisamos ter comunhão com eles ou permitir que eles participem da igreja ou assumam papéis de liderança de qualquer tipo se eles rejeitam a Palavra de Deus.

Nenhum comentário: