Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

A igreja da obediência.

Este poderia ser mais um nome exótico estampado na fachada de uma das dezenas de igrejas evangélicas neopentecostal que proliferam diuturnamente nas periferias das grandes cidades brasileiras. 

Acontece que a semelhança termina por ai, não se trata de nenhuma igreja neopentecostal, na verdade, a “Igreja da Obediência”, é uma paróquia católica, com sede fixa no subúrbio de Balneário Camboriú em Santa Catarina.

A igreja é formada por fiéis que dizem seguir o papa Pedro II, nome este que, segundo os fiéis, foi dado por revelação divina ao líder da seita. 

No entanto, a quem diga que o nome recebeu influência da profecia de São Malaquias. 

Essa antiga “profecia” do arcebispo irlandês prevê que o nome do último papa católico da história seria Pedro II, ou Pedro romano.

As prerrogativas do líder

Pedro II é na verdade o cognome de Bento da Conceição Aristo, um senhor idoso de aproximadamente setenta anos de idade, casado, pai de seis filhos (três filhas e três filhos). 

Assim como a maioria dos adeptos da IO, possui escolaridade rudimentar. 

Mas ao invés de envergonhar-se de seu semi-analfabetismo, faz dele um argumento propagandístico em prol de sua chamada. 

Bento da Conceição é também venerado pelos fiéis como curandeiro e vidente. 

Ele alega conversar com Deus, com anjos, com Maria e não vê problema algum em contatar os espíritos dos mortos provenientes do “purgatório”.

Além de ser considerado pelo grupo como um dos “maiores profetas de todos os tempos”, Bento da Conceição chega a ser aclamado como o novo Papa.

Sua chamada em 1972, dizem ter sido acompanhada por sinais, sendo também o cumprimento de Isaias 46.10-12 como “o homem do meu conselho”.

No livrete “Carta aos Ceifadores da Palavra Viva de Deus” é explícita a fé que seus adeptos depositam nele. Afirmações tais como:

“Nós devemos dar graças a Deus por Ele ter nos enviado o Profeta Pedro II para nos orientar e nos conduzir no caminho de Deus” (p.3), “Se não fosse esse profeta, em quem nós iríamos acreditar?” (p.8) ou “é ele que vai conduzir o pequeno rebanho até a volta de Jesus Cristo [...] Deus escolheu este Profeta e nós não devemos ter dúvida...” (p. 14), demonstra a crença incondicional dos membros da seita neste homem.

A seita.

A IO é uma seita pequena, restrita ao Estado de Santa Catarina, mas que está ganhando simpatizantes pelo mundo todo devido à propagação de fenômenos sobrenaturais que tem acontecido dentro do seu templo. 

Professam um catolicismo austero: as mulheres são proibidas de usarem calças compridas e maquiagens. 

Os adeptos em geral não participam de jogos, não frequentam clubes ou festas.

Se auto intitulam o “pequeno rebanho” ou os “144 mil” de Apocalipse. 

Possuem dois endereços eletrônicos na internet: www.apalavravivadedeus.com.br e www.ceifadores.com.br. (sites ainda em construção).

Doutrinas.

Os mesmos erros doutrinários do catolicismo oficial tais como crença no purgatório, adoração à Maria e as imagens são reafirmados, no entanto, de maneira bem mais conservadora do que no catolicismo tradicional.

Para o líder e seus adeptos, até mesmo a atual Igreja Católica não escapou da apostasia que, segundo eles, começou com as mudanças ocorridas no Concílio Vaticano II. 

Uma dos erros apontados é quanto à mudança do sacrário do centro para a lateral do templo. 

Outro exemplo de erro que combatem diz respeito à hóstia: para eles os padres e bispos estão fazendo o rebanho católico errar por não exigirem do fiel a flexão do joelho na hora de tomar a hóstia. 

A seita diz seguir a Bíblia, no entanto, um livro de revelações que chamam de “A Palavra viva de Deus”, contendo uma série de mensagens “proféticas” (aproximadamente 3.334 mensagens), com quase duas mil páginas alegadamente dada pelo próprio Deus ao líder da seita é de fato a verdadeira fonte de autoridade e crença dos adeptos.

Milagres.

Além das curas que o líder afirma realizar, há também a afirmação da aparição de uma suposta imagem do rosto de Jesus Cristo morto, na parede interior da igreja que, segundo Bento, foi pintada milagrosamente por anjos. 

Um galho de árvore que supostamente apareceu com a palavra “Deus” retorcida na madeira é considerado um sinal do chamado divino de Bento da Conceição. 

Em um dos sites da seita há um testemunho curioso de um dos simpatizantes que escreveu nos seguintes termos: 

“Salve Maria a todos, acabei de assistir a Santa Missa,ouvi a mnsagem de Deus atraves de Seu Bento, fiquei emocionada com o milagre do Espirito Santo se transformar em um pombo (sic). 

Gostaria de receber algumas fotos para divulgar para minha família...”. 

É realmente de assustar!

Afinal que seita é essa?

Quando adolescente lí um livro chamado “A droga da obediência”. 

Este livro relatava a história da invenção de uma droga que gerava obediência irrestrita às pessoas que a ingerissem. 

A correlação com o presente artigo é plenamente justificável, pois afé pode tornar-se de fato em uma droga. 

Quando utilizada de modo errôneo, sem o correto respaldo bíblico, ela pode transformar-se no “ópio do povo”, entorpecendo a razão e necrosando o espírito.

A IO é uma seita dentro de outra seita. 

A fé de seus adeptos é uma fé perigosa, pois vai além das tradicionais heresias do catolicismo romano, agregando em torno de si outros elementos encontrados em seitas destrutivas. 

O forte apelo apocalíptico, aliado ao descaso para com a Palavra de Deus e a crença cega em milagres e revelações é uma perigosa combinação que converte essas pessoas em potenciais vítimas de manipulação religiosa.

O culto à personalidade (Bento da Conceição) é uma das principais características de seitas com esse perfil.

Em outra oportunidade estaremos comentando de forma mais detalhada os erros e as heresias das doutrinas distintivas deste grupo. 

No momento, nossa oração é para que Deus possa alcançar essas pessoas com sua misericórdia, libertando-as com o poder da verdade de sua Palavra. 

Foi com essa intenção que este artigo foi escrito.

Nenhum comentário: