Igreja da Áustria enfrenta grave crise vocacional.
Igreja Católica usa outdoors para recrutar novos padres e freiras |
Enquanto o desemprego está crescendo em grande
parte do continente europeu, uma poderosa organização internacional abre
centenas de vagas na Áustria e não consegue preenchê-las.
O único
requisito é ter uma forte vocação e assumir um compromisso com o
celibato.
Buscando suprir a falta de interessados na vida religiosa, a igreja
católica romana da Áustria lançou uma ampla campanha em outdoors
tentando recrutar candidatos a padres e freiras.
A mensagem com o lema “A Missão” faz o apelo também por leigos
dispostos a dedicar pelo menos parte de sua vida no serviço social e
religioso católico.
Esse tipo de publicidade de massa para os sacerdotes é rara em
qualquer lugar, mas a medida “extrema” reflete os temores de que a
Igreja Católica do país muito em breve não seja capaz de cumprir a sua
missão devido à falta de clero.
A Áustria continua sendo uma nação de maioria católica, com mais de
64% dos habitantes se declarando membros da igreja, mas a imensa maioria
é apenas nominal.
Como em grande parte da Europa, as missas andam quase vazias e o
número de católicos praticantes está encolhendo.
Na maioria das vezes os
motivos alegados são os escândalos da igreja e a sensação de desconexão
do Vaticano com o restante do mundo.
Ao mesmo tempo, o número de sacerdotes caiu de forma acentuada.
São
244 sacerdotes atendendo as necessidades dos fiéis de 423 paróquias.
Em
todo o país, a esmagadora maioria dos padres e bispos têm mais de 60
anos, e não há jovens nos seminários.
Durante o lançamento da campanha de outdoor, Klaus Küng, bispo de
Saint Polten, descreveu a falta de interesse no sacerdócio como “um
problema enorme”.
Mas Lukas Leitner, cuja agência de publicidade
desenvolveu o projeto, estava otimista que sua estratégia daria frutos.
Oitenta outdoors de rua e 300 pequenos cartazes com backlight foram
colocados na província de 1,6 milhões de pessoas.
A foto mostra um
padre, um diácono e uma freira ladeado por trabalhadores da igreja.
Outra mostra leigos e leigas.
O olhar deles é sereno, a sua mensagem
simples:
“A Missão:
Aqueles que dão recebem ainda mais”.
Um link leva a
uma página que fala quem são essas pessoas e por que eles estão
comprometidas com a igreja.
Houve campanhas católicas que chamaram a atenção no passado.
Cartazes
de recrutamento representando agonia de Cristo que remetiam ao
alistamento militar na década de 1980 e anúncios nas revistas Playboy e
Rolling Stone nos anos 1970.
Porém, Leitner diz que o conceito é diferente.
O desejo é mostrar o
clero católico e leigos como os heróis da vida cotidiana Küng também
sugere que as pessoas se relacionam bem com a simplicidade da mensagem.
“Os cartazes mostram pessoas reais… que estão trabalhando com alegria
para a igreja e estão prontos a mostrar isso, colocando seus rostos
diante da câmera”.
Traduzido de News Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário