Bode Emissário A quem ele representava: Cristo ou Satanás? |
O
Dia da Expiação entre os israelitas era altamente significativo.
Era o
dia santo mais importante do ano judaico.
A Bíblia, em Levítico,
descreve como decorria a cerimônia do dia:
“Da congregação dos filhos de
Israel tomará dois bodes, para oferta pelo pecado, e um carneiro, para
holocausto.
Arão trará o novilho da sua oferta pelo pecado e fará
expiação por si e pela sua casa. Também tomará ambos os bodes e os porá
perante o Senhor, à porta da tenda da congregação.
Lançará sortes sobre
os dois bodes: uma, para o Senhor, e a outra, para o bode emissário.
Arão fará chegar o bode sobre o qual cair a sorte para o Senhor e o
oferecerá por oferta pelo pecado.
Mas o bode sobre que cair a sorte para
bode emissário será apresentado vivo perante o Senhor, para fazer
expiação por meio dele e enviá-lo ao deserto como bode emissário”
(16.5-10).
“Depois, imolará o bode da oferta pelo pecado, que será para o
povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue
como fez com o sangue do novilho; aspergi-lo-á no propiciatório e também
diante dele” (16.15).
“Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo
santuário, pela tenda da congregação e pelo altar, então, fará chegar o
bode vivo.
Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre
ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas
transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e
enviá-lo-á ao deserto, pela mão dum homem à disposição para isso.
Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para terra
solitária; e o homem soltará o bode no deserto” (16.20-22).
Como
lemos o sumo sacerdote tomava dois bodes e, sobre eles, lançava sortes:
um tornava-se o bode expiatório e o outro o bode emissário.
Sacrificava o
primeiro bode, levava seu sangue, entrava no Lugar santíssimo, para
além do véu, e aspergia aquele sangue sobre o propiciatório, o qual
cobria a arca contendo as duas tábuas de pedra e assim se fazia expiação
pelos pecados da nação inteira (Lv 16.15-16).
Como etapa final, o
sacerdote tomava o bode vivo, impunha as mãos sobre sua cabeça,
confessava sobre ele todos os pecados dos israelitas e o enviava ao
deserto, simbolizando isto que os pecados deles eram levados para fora
do arraial (Lv 16.21-22).
Distorções Doutrinárias
1. Segundo Ellen Gould White, profetisa do Adventismo:
No
dia da expiação o sumo sacerdote, havendo tomado uma oferta da
congregação entrava no lugar santíssimo com o sangue desta oferta e o
aspergia sobre o propiciatório, diretamente sobre a lei, para satisfazer
às suas reivindicações.
Então, em caráter de mediador, tomava sobre si
os pecados e os retirava do santuário.
Colocando as mãos sobre a cabeça
do bode emissário, confessava todos esses pecados, transferindo-os
assim, figuradamente, de si para o bode.
Este os levava então, e eram
considerados como para sempre separados do povo.
(O Grande Conflito, p.
420, 24ª edição – 1980).
Verificou-se também que, ao passo que a
oferta pelo pecado apontava para Cristo como um sacrifício, e o sumo
sacerdote representava a Cristo como mediador, o bode emissário
tipificava Satanás, autor do pecado, sobre quem os pecados dos
verdadeiros penitentes serão finalmente colocados.
Quando o sumo
sacerdote, por virtude do sangue da oferta pela transgressão, removia do
santuário os pecados,
colocava-os sobre o bode emissário.
Quando
Cristo, pelo mérito de seu próprio sangue, remover do santuário
celestial os pecados de seu povo, ao encerrar-se o seu ministério, Ele
os colocará sobre Satanás, que, na execução do juízo, deverá arrostar a
pena final.
O bode emissário era enviado para uma terra não habitada,
para nunca mais voltar à congregação de Israel.
Assim será Satanás para
sempre banido da presença de Deus e de seu povo, e eliminado da
existência na destruição final do pecado e dos pecadores. (Idem, p. 421)
(o destaque é nosso).
2. Nos livros de Witness Lee da Igreja Local:
Quando
Deus fez com que o Senhor Jesus levasse os nossos pecados na cruz para
sofrer o julgamento e a punição de Deus em nosso lugar, Ele também fez
com que todos os nossos pecados fossem postos sobre Satanás, a fim de
que este arcasse com eles para sempre.
Isso é revelado em tipologia na
expiação registrada em Levítico 16.
Quando o sumo sacerdote fazia
expiação pelos filhos de Israel, ele tomava dois bodes e os apresentava
diante de Deus.
Um era para Deus e devia ser morto para fazer expiação
pelos filhos de Israel, enquanto que o outro era ‘por Azazel’, isto é,
para Satanás, para levar os pecados dos filhos de Israel. (Lv 16.7-10,
15-22).
Porquanto Azazel está em contraste com Jeová, ele é um tipo de
Satanás, que está em oposição a Deus (Lições da Verdade – Nível Um, p.
126, o destaque é nosso).
Duas Heresias.
Esse
ensino monstruoso encerra duas heresias: a primeira, é que Satanás terá
de levar sobre si os pecados dos remidos e expiá-los, tornando-o,
assim, co-redentor; e a segunda, que o próprio Satanás terá de ser um
dia aniquilado para que os pecados dos crentes sejam também cancelados.
Satanás será castigado pelos seus pecados.
É isto o que a Bíblia ensina
(Mt 25.41).
Todavia, não encontramos nenhuma referência ao fato de que
nossos pecados serão colocados sobre ele, pois foram colocados sobre
Jesus (Jo 1.29; 1 Pe 2.24).
Os que crêem na doutrina do Juízo
Investigativo admitem que os crentes, hoje, têm seus pecados perdoados
para, só no futuro, terem seus pecados cancelados, e isto quando Satanás
tomar sobre si os pecados e for aniquilado dão margem a uma pergunta:
Quem é o Salvador dos que assim crêem?
O Salvador não é Cristo, mas
SATANÁS.
Resumindo essa doutrina estranha, temos: Satanás é o próprio
salvador, e, por meio de seus sofrimentos, nossos pecados serão
cancelados e, não somente nós, mas o próprio Cristo se verá livre do
pesado fardo do pecado.
Quem ensina essa doutrina substitui a obra
perfeita de Cristo na cruz (Jo 1.29; Cl 2.14-17; Hb 10.19,20; 1 Pe
2.24), por Satanás sofrendo por nós e levando sobre si, os pecados do
povo.
Entendemos que Satanás será castigado com o fogo eterno, mas que
nossos pecados e os de todos homens serão colocados sobre Satanás isso é
estranho à Bíblia.
Os textos citados mostram bem claramente que nossos
pecados foram colocados sobre Jesus, que por eles sofreu na cruz do
Calvário:
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29).
Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados (1 Pe 2.24).
É Cristo quem carrega nossos pecados e não Satanás.
Na
verdade, admitir que Cristo tomará nossos pecados do santuário
celestial no final do Juízo Investigativo e os lançará sobre Satanás,
implica que seu sacrifício na cruz para remover nossos pecados não foi
eficaz.
Se Cristo vai lançar nossos pecados sobre Satanás, por que
sofreu por eles na cruz?
Se, por outro lado, Jesus levou nossos pecados
na cruz, como na verdade o fez, por que Satanás deve sofrer por ele?
Mostrando
o absurdo do ensino sobre o Bode Emissário como tipo de Satanás, assim
se pronuncia certo escritor (na grafia da época):
Os peccados dos
crentes são lançados no Sanctuário do Céu e ficam-lhe a pertencer; os
pecados do Sanc-tuário celestial são transferidos depois para Christo e
tornam-se d’ELLE; estes peccados de Cristo na sua segunda vinda serão
‘lançados sobre Satanaz’ e lhe ficarão pertencendo; de modo que, quando
elle fôr aniquilado também os peccados o serão.(O Sabatismo
Desmascarado! p. 72).
Tipologia Ortodoxa do Dia da Expiação
1. O Bode Emissário.
Pelo
fato de ser lançada sorte sobre ambos os bodes, os dois deviam ser sem
defeitos.
Se o bode emissário representava Satanás, é ele sem defeitos?
Não podemos aceitar esse ensino de que o bode emissário represente
Satanás.
Além disso, encontramos afirmado, por duas vezes, que a
expiação dos pecados do povo de Israel era feita pelos dois bodes e não
apenas um – o bode expiatório.
Da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes, para OFERTA pelo pecado…(Lv 16.5).
Mas o bode sobre que cair a sorte para bode emissário será apresentado vivo perante o Senhor, para fazer EXPIAÇÃO por meio dele (Lv 16.10).
Mas o bode sobre que cair a sorte para bode emissário será apresentado vivo perante o Senhor, para fazer EXPIAÇÃO por meio dele (Lv 16.10).
2. Um quadro comparativo.
• Se o bode emissário não representa Satanás, então quem ele tipifica?
Resposta:
Resposta:
Levítico 16.22 Assim, aquele bode LEVARÁ sobre si todas as INIQÜIDADES…
• Quem levará as iniqüidades sobre si?
Resposta: Isaías 53.11: porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Levítico 16.21: Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão dum homem à disposição para isso.
Isaías 53.6: Mas o Senhor faz cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Isaías
53.12: Contudo, ele levou sobre si o pecado de muitos. Isaías
profetizou sobre Jesus e não sobre satanás (Is 53.4-6,11,12, compare com
Mt 8.16,17; At 8.32-35).
Se aplicarmos a Satanás as tarefas do bode emissário, então deveríamos ensinar que o diabo faz expiação (Lv 16.5,10).
Isto não é verdade, e seria antibíblico ensinar tal coisa.
Ainda, pelos tipos, o sumo sacerdote (Cristo) (Hb 2.17) CONFESSARÁ os
pecados para o bode emissário (o diabo) (Lv 16.21).
Ensinar isso é
heresia e heresia de perdição (2 Pe 2.1-2).
Mas existe um argumento
muito utilizado por aqueles que ensinam a doutrina do bode emissário
como tipo de Satanás.
Dizem eles que colocar os pecados sobre o bode
emissário é feito depois de terminada a expiação.
Vejamos o que diz a Bíblia:
Havendo,
pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, pela tenda da
congregação e pelo altar, então, fará chegar o bode vivo (Lv 16.20).
Esse texto não indica que a expiação foi feita pelo povo.
Ao contrário,
indica que a expiação foi feita pelo santuário, a tenda e o altar e não
pelo povo.
Depois de ter Arão feito expiação por si próprio e pelo
povo de Israel, ele colocava as duas mãos sobre o bode vivo e sobre ele
confessava as iniqüidades dos filhos de Israel, as quais eram postas
sobre a cabeça do bode emissário, que era então mandado para o deserto
para nunca mais voltar ao arraial.
O sentido claro, inequívoco é que,
tendo a morte do bode expiatório efetuado uma completa expiação dos
pecados do povo, a maldição devida a esses pecados era removida para
nunca mais alcançar de novo aqueles que os cometeram.
O v. 23 revela que
Depois Arão virá à tenda da congregação… (isto é, depois das atividades
dos vv. 20-21 e 22) preparará o seu holocausto, e o holocausto do povo,
e fará expiação por si e pelo povo (v. 24).
Isto posto, não é
certo argumentar que a expiação pelo povo estava concluída antes do
envio do bode emissário, pois o versículo 21 fala do bode emissário e os
versículos 23 e 24 falam da expiação pelo povo, depois do envio para o
deserto do bode emissário.
Para Quem Era o Dia da Expiação.
Tipos de Expiação:
a. expiação pelo santuário, a tenda da congregação,
e o altar (Lv 16.16-20);
b. expiação pelo povo (Lv 16.10);
c. expiação pelo sumo sacerdote (Lv 16.6,24);
a. expiação pelo santuário, a tenda da congregação,
e o altar (Lv 16.16-20);
b. expiação pelo povo (Lv 16.10);
c. expiação pelo sumo sacerdote (Lv 16.6,24);
Razão da expiação pelo povo.
Porque.
naquele dia, se fará ex-piação por vós, para PURIFICAR-VOS; e sereis
purificados de todos os vossos pecados (Lv 16.30).
Notamos que era
purificado o povo e não o santuário.
Assim, Cristo purificou o POVO e
não o santuário. Vejamos o cumprimento de Lv 16.30.…depois de ter feito a PURIFICAÇÃO dos pecados (Hb 1.3).
Por
isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante
aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas cousas
referentes a Deus e PARA FAZER PROPICIAÇÃO PELOS PECADOS DO POVO (Hb
2.17).
O tempo da expiação e a purificação.
Tendo,
pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou
os céus, conservemos firmes a nossa confissão (Hb 4.14).
O escritor
fala no tempo presente ‘tendo’ e não há nada que indique uma profecia
futura.
Usa-se o tempo passado ‘que penetrou os céus’.
O Bode Azazel.
Um
outro problema para essa interpretação errada de que o bode emissário
representa Satanás é indicado como tendo apoio em Lv 16.10, onde fica
especificado que o bode emissário era enviado para Azazel.
A
Bíblia de Jerusalém assim faz constar os vv. 5,10:
Receberá da
comunidade dos filhos de Israel dois bodes destinados ao sacrifício pelo
pecado…
Quanto ao bode o qual caiu a sorte ‘Para Azazel’, será colocado
vivo… para se fazer com ele o rito de expiação a fim de ser enviado a
Azazel, no deserto.
Se Azazel significa Satanás, como o segundo
bode pode ser enviado para si mesmo?
Ensinar que Azazel é Satanás, seria
enviar Satanás para Satanás, e isto é sem lógica.
Consideremos ainda
que a expiação não se fazia só pelo bode expiatório, mas também com o
bode emissário:
Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode
emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação
com ele.
A Prisão e o Aniquilamento de Satanás.
1. Segundo Ellen Gould White.
O bode emissário, levando os pecados de Israel, era enviado ‘à terra solitária’ (Levítico 16.22); de igual modo Satanás, levando a culpa de todos os pecados que induziu o povo de Deus a cometer, estará durante mil anos circunscrito à Terra, que então se achará desolada, sem moradores, e ele sofrerá finalmente a pena completa do pecado nos fogos que destruirão todos os ímpios (O Grande Conflito, p. 489, 24ª edição-1980, o destaque é nosso).
Assim será Satanás para sempre
banido da presença de Deus e de seu povo, e eliminado da existência na
destruição final do pecado e dos pecadores (ibidem, p. 421).
Como o
bode emissário representa Satanás, este cumprirá o seu papel como tal
no milênio, quando a terra estará vazia – diz EGW.
Entretanto, em Ap
20.1-3, lê-se que a prisão de Satanás é justamente para que não mais
engane as nações. Vejamos Apocalipse 20.1-3:
Então, vi descer do céu um
anjo; tinha na mão a chave do abismo…
Ele segurou o dragão, a antiga
serpente, que é o diabo, e Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o
no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as
nações até se completarem os mil anos.
Depois disto, é necessário que
ele seja solto pouco tempo.
Agora, como admitir que Satanás estará em
prisão circunstancial e a terra vazia se a sua prisão é justamente para
evitar que engane as nações que estão sobre a terra?
Estaria realmente
Satanás só na terra vazia?
Diz ainda Apocalipse 20.7 que Satanás
será solto depois de mil anos e sairá a enganar as nações.
Que nações
poderia ele enganar, se estará isolado na terra vazia?
Por fim, sua
derrota será definitiva e estará no mesmo lugar onde anteriormente foram
lançados a besta e o falso profeta no lago de fogo.
Estes dois foram
lançados mil anos antes e eles estarão em sofrimento eterno e não serão
aniquilados, nem mesmo depois do juízo final.
Vejamos o que diz a Bíblia:
Mas
a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta…
Os dois foram
lançados vivos dentro do lago do fogo que arde com enxofre (Ap 19.20).
O
diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e
enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso
profeta; e serão atormentados de dia e de noite (Ap 20.10).
Satanás, a
besta e o falso profeta serão atormentados para todo o sempre.
O mesmo
acontecerá com os ímpios (Mt 25.41-46; Ap 20.15):
“E, se alguém não foi
achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago
de fogo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário