O
escultor canadense Timothy Schmalz criou uma escultura chamada “Jesus, o
sem teto”.
Construída em bronze, a escultura foi criada, segundo o
artista, para lembrar aos cristãos que Jesus é com todos, especialmente
aqueles que são marginalizados na sociedade: os pobres e os sem-teto.
A representação de Jesus como um
sem-teto é um nítido contraste com as imagens de Cristo que os cristãos
estão acostumados a ver:
Maria segurando o menino Jesus, Jesus como o
pastor carregando uma ovelha e Jesus na última ceia.
Schmalz afirma que houve um ponto cego de 2.000 anos no mundo da
arte, que se esqueceu de criar uma representação das palavras faladas
por Jesus no capítulo 25 do evangelho de Mateus.
Ele disse que percebe seu trabalho como uma tradução visual do
evangelho:
– A tradução de uma das mais importantes mensagens de Cristo
nos deu – afirmou.
A escultura mostra o corpo de Cristo, envolto em um cobertor, deitado
em um banco de parque, e a única indicação de que o morador de rua é
Jesus são as feridas visíveis nos seus pés.
A escultura está localizada
do lado de fora do Regis College, na Universidade de Toronto, em
Ontário, Canadá, e tem espaço suficiente para alguém sentar-se no banco.
Apesar de a mensagem da escultura, de Jesus identificando-se com os
mais pobres entre nós, a obra foi rejeitada por duas igrejas católicas
proeminentes: a Catedral de St. Michael em Toronto e a Catedral de St.
Patrick, em Nova York.
Schmalz disse que foi a essas duas igrejas, porque milhões de pessoas
veem as catedrais e acreditava que eles seriam os melhores locais para
apresentar o “sermão tridimensional”.
Ele descreve sua obra como um
sermão para proclamar que devemos ver Jesus quando vemos as pessoas mais
marginalizadas em nossa comunidade.
- É assim que Jesus quer ser percebido, quando você alimentou os
famintos, os nus vestidos, você fez isso comigo (Mateus 25:35-40).
Estou
essencialmente fazendo com a escultura o que Jesus está fez com suas
palavras. – afirmou.
Outra representação artística polêmica envolvendo a imagem de Jesus
foi feita pelo artista plástico Chris Bracey, 59.
Batizada “Jesus
Pistoleiro”, a obra é um painel onde Jesus, segundo o próprio artista,
“parece um traficante mexicano”.
De acordo com o Hunger TV, Bracey acredita que existe algo divino em
suas peças, e por isso chamou seu estúdio de “O depósito de lixo de
Deus”.
Afirmando que uma das funções da arte é chocar, o artista tem
também uma peça que mostra um punhal com a palavra “inferno”
atravessando um coração onde se lê “Céu”.
O artista está apresentando
também sua nova exposição numa galeria de arte em Londres.
Intitulada
“I’ve Looked Up To Heaven and Been Down To Hell” (Eu olhei para o céu e
esteva no inferno, em tradução livre), a mostra mistura anjos,
prostitutas, caveiras e imagens de santos.
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