Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

“Tiroteio no templo” ocorreu por culpa dos ateus e dos que odeiam a Deus, afirma pastor.

Pat Robertson gera polêmica novamente por suas declarações.

“Tiroteio no templo” ocorreu por culpa dos ateus e dos que odeiam a Deus, afirma pastor
“Tiroteio no templo” ocorreu por culpa dos ateus e dos que odeiam a Deus, afirma pastor
Na manhã seguinte após a tragédia em Oak Creek, Wisconsin, o pastor Pat Robertson falou sobre o fato em seu programa, o Clube 700. 

Surpreendentemente, ele colocou a culpa pelos assassinatos ocorridos no templo sikh em ateus e naqueles que “odeiam a Deus”.

“… Os ateus, eles odeiam a Deus, eles odeiam a expressão de Deus. 

Eles estão com raiva do mundo, com raiva de si mesmos, irritados com a sociedade e descontam isso nas pessoas inocentes que estão adorando a Deus…”, disse.

De acordo com Science Monitor, o atirador foi identificado como Wade Michael Page, um “ex-especialista em operações psicológicas” do exército americano, que já foi líder de uma facção de um grupo de supremacia racial.

O homem de 40 anos, invadiu um templo sikh na cidade de Oak Creek, em Wisconsin e matou sete pessoas, deixando outras três feridas. 

As testemunhas do massacre descreveram o atirador como um homem branco e careca, que tinha no braço uma tatuagem dos atentados de 11 de setembro.

Acredita-se que, de algum modo, as convicções religiosas e políticas de Wade Michael Page poderiam tê-lo influenciado. 

Por causa da barba e do turbante que usam, os homens da religião sikh frequentemente são confundidos com muçulmanos.

Mesmo assim, Robertson disse estar convencido de que o ato foi cometido por aqueles que “odeiam” a Deus, independentemente de quem é seu alvo neste momento. 

“Quer seja um templo sikh, uma igreja batista, uma igreja católica ou uma mesquita muçulmana, não importa, abomino esse tipo de violência. 

É o tipo de coisa que precisamos fazer algo para evitar”, disse Robertson no Clube 700. 

E finalizou com um conselho simples para evitar que isso volte a acontecer: 

“Bem, você deve falar sobre o amor de Deus e esperar que isso tem algum impacto nas pessoas.”

Rajwant Singh, presidente do Conselho de Religião e Educação dos Sikh nos EUA, por sua vez, disse acreditar que os ataques ocorreram por simples ignorância. 

“Temos medo que este tipo de incidente ocorra desde 9/11. 

Foi uma questão de tempo porque ainda há tanta ignorância e as pessoas confundem-nos com membros do Talibã ou seguidores de (Osama) Bin Laden”.

O sikhismo foi criado em Pujab, Índia, pelo Guru Nanak, que nasceu em 1469 na aldeia de Talwandi, a 65 quilômetros da hoje cidade paquistanesa de Lahore. 

A religião reúne elementos do islamismo e do hinduísmo. 

O termo “sikh” significa “discípulo forte e tenaz”. 

Estima-se que há mais de 20 milhões de fieis sikhs no mundo, a maioria vivendo na Índia, entre eles está Manmohan Singh, atual primeiro-ministro do país.

Nenhum comentário: