Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Diretor de 'Jesus era um comunista' afirma que é 'espiritual' e não 'cristão'.

"Comunismo" é uma palavra feia nos Estados Unidos e está estreitamente associada se não totalmente definida pelos líderes fascistas, como Vladimir Lênin e Stalin Joseph. 

Mas o ator e cineasta Matthew Modine diz que há outro líder que era um comunista, mas não é como os outros: Jesus.
  • Matthew Modine
    (Foto: Workhouse Publicity)
    Matthew Modine é o diretor do curta Jesus era um comunista, que deu início ao Festival de Cinema de Connecticut, em 26 de fevereiro de 2012.
"Eu acho que você poderia definir [Jesus] como um comunista utópico, onde as pessoas trabalhariam em conjunto para resolver os nossos problemas", disse Modine.

Seu filme, "Jesus era um comunista," é uma narração de 15 minutos em que Modine apela para as pessoas em todos os lugares a cooperarem uns com os outros à medida em que eles abordam questões políticas, religiosas e ambientais ao redor do mundo.

"Segundo a Bíblia, Jesus e seus seguidores decidiram não possuir nada, e dividiam seus pertences. 

Não havia pessoas necessitadas entre eles. 

Aqueles que possuíam terras ou casas vendiam-nas, traziam o dinheiro das vendas, colocavam aos pés dos Apóstolos, e era distribuído para qualquer um que tivesse necessidade. 

Por esta definição, Jesus e seus seguidores eram comunistas ", diz ele no filme.

Modine disse ao CP que ele não é um cristão, mas é "espiritual" e está aberto às idéias e filosofias de um número de professores religiosos. 

Ele disse que o "fio condutor" que ele encontra entre as pessoas como Ghandi, Buda, Jesus e até mesmo Martin Luther King Jr. é amor e perdão.

"O filme não é tanto sobre Jesus ou o comunismo, mas é sobre a cooperação", disse ele.

Quando perguntado por que ele fez o filme, ele diz que não atribui a sua inspiração para qualquer evento, mas sim a uma vida inteira de experiência e de ver o mundo mudar ao seu redor.

"A resposta foi simplesmente ... de uma vida de viver e ver como os Estados Unidos, em particular, mudou no meu tempo de vida: a divisão que existe no país, a hipocrisia que eu encontro na maioria das religiões, a animosidade que existe em vez da abertura do amor ", disse ele.

Modine acredita que o mundo está num ponto de inflexão importante por causa de questões como as alterações climáticas, o uso excessivo dos recursos naturais e um aumento rápido na população humana. 

Essas coisas precisam ser abordadas, diz ele, ou poderia haver "um tipo horrível de final apocalíptico" para a história humana.

"Nossa responsabilidade com a sustentabilidade do nosso planeta depende de nós. 

Cabe a cada um de nós cooperarmos uns com os outros e encontrar soluções pacíficas para os problemas que enfrentamos", disse ele.

"Jesus era um comunista" tem sido mostrado internacionalmente na Alemanha, Itália e Canadá, e Modine diz que as pessoas nesses países não tem dúvida de que Jesus era um comunista, mas eles estão curiosos para saber o que os americanos pensam sobre o filme. 

Quando os americanos pensam em comunismo eles pensam em "ditadores fascistas" que eram "responsável pela morte de milhões de pessoas", diz ele, quando deveriam estar pensando na utopia imaginada por Karl Marx.

Há pouca dúvida de que o título do filme pode desanimar as pessoas de fazerem isso antes mesmo de vê-lo, mas Modine diz que os céticos devem dar uma chance.

"O que vou dizer, sem exceção, é que as pessoas que foram ofendidas pelo título foram as mais afetadas positivamente tendo visto o filme. 

O filme lhes relembra a abrir seus corações, a abrir seus olhos, e ver o mundo com o tipo de ensinamentos das parábolas que Jesus partilhou."

Como ator, Modine apareceu no filme "Full Metal Jacket", da série televisiva "Weeds" e também desempenha um papel no próximo filme Batman, "O Cavaleiro das Trevas Ressurge".

Na noite de quinta-feira, "Jesus era um comunista" dá o início ao Festival de Cinema de Connecticut, e outro curtas de Modine como "Somebody(Alguém)", "I Think I Thought (Penso que Pensei)" e " To Kill an American (Matar um Americano)" também serão mostrados.

Nenhum comentário: