Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

Milhares oram pela Igreja Ortodoxa na Rússia.

Dezenas de milhares oraram pela Igreja Ortodoxa Russa que se envolveu em uma controvérsia em torno de um protesto de punk rock que contribuiu para as tensões políticas na Rússia.

A cena foi na Catedral de Cristo o Salvador, onde o chefe da Igreja, Patriarca Kirill, conduziu a liturgia conclamando por uma oração “pela nossa fé, nossa Igreja, nossos objetos sagrados e nossa Pátria-Mãe”.

O evento vem em meio a casos de desrespeito religioso que vêm sendo registrados desde que duas integrantes do grupo de rock Pussy Riot, dançaram em roupas sumárias no altar da Catedral de Cristo Salvador.

Bispos e sacerdotes levavam nas mãos peças que teriam sido profanadas por “vândalos”, segundo Kirill, num ato que se espalhou por outras catedrais no país. 

Segundo o capelão Vsevolod, as pessoas decidiram expressar solidariedade cristã e urgiu a todos que não se respondessem “ao mal com mal”.

“Não devemos responder ao mal com mais mal; não devemos responder à agressão com mais agressão. 

Temos que responder com inteligência e seriedade a todas as acusações que hoje se fazem contra a Igreja”, disse o Capelão, segundo a Euro News.

Kirill foi acusado de intransigência no caso dessas três jovens artistas que cantaram um tema punk de protesto contra o presidente Putin. 

A detenção das artistas será prolongado até o final de junho.

Também, membros do Clube de Motociclismo Lobos da Noite, se manifestaram em apoio à Igreja, com cerca de 700 motocicletas no sábado próximo ao prédio da Universidade Lomonosov.

Na Páscoa Ortodoxa, celebrada no último domingo, o Presidente Dmitri Medvedev agradeceu em uma declaração ao Patriarca Kirill pelo papel da Igreja no país. 

Ele destacou os esforços do clero de resgatar a espiritualidade da população.

Nenhum comentário: