Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Em entrevista, Dalai Lama afirma que “Os verdadeiros cristãos entendem o espírito budista”.

Dalai Lama, o líder máximo da religião budista no mundo tornou-se uma figura popular em muitos países, principalmente pela seu campanha de libertação do Tibet, na China, muito disseminada por artistas famosos do mundo da música e do cinema. 

Dalai Lama, o líder máximo da religião budista no mundo
Ele, que tem procurado a interação com interação com líderes religiosos mundiais, declarou em recente entrevista, que “Os verdadeiros cristãos entendem o espírito budista”.

O líder, que é considerado é considerado pelos seus seguidores a encarnação de Buda, fez comparações entre o budismo e o cristianismo, disse que “Os cristãos estão muito perto do espírito budista. 

Como por exemplo, na vida monástica, na atenção e no tempo que dedicam à meditação”.

O religioso argumentou que “As principais tradições religiosas, embora sejam diferentes nas interpretações teológicas, têm em comum a prática do amor, da compaixão, da tolerância, do perdão”. 

Ele ainda declarou,.

“É muito importante recordar sua tradição milenar ao mundo de hoje. 

Muitas vezes, as pessoas considerem a religião algo antigo, superada pelos séculos. 

Talvez seja como uma roupa velha para certas tradições, mas a essência do ensino religioso é o amor, a compaixão, os valores humanos, que também são importantes para os não crentes”.

O Dalai Lama foi obrigado a se retirar do Tibet por causa da perseguição do governo comunista da China, por isso, o religioso não volta ao seu país desde 1959. 

“Minha existência não tem sido fácil, mas mesmo nas dificuldades compreendi que os ensinamentos das tradições religiosas são de grande ajuda. 

Agora, com meus 76 anos, aprendi que é muito importante viver em paz, na confiança em si mesmo. É de grande ajuda para ter uma mente livre. 

E também para manter-se com boa saúde.”.

Ainda fazendo comparações entre as religiões, o líder tibetano falou sobre a atuação dos cristãos, “ nossos irmãos e irmãs cristãos deram a maior contribuição à educação e à saúde em todo o mundo. 

Outras tradições religiosas, como a minha, estiveram menos ativas neste campo. 

 Devemos nos aplicar.”.

Ele finalizou falando sobre os conflitos no mundo, “A paz do mundo pode provir apenas da paz interior. 

Não da força, tampouco das armas, mas apenas da paz interior.”.

Nenhum comentário: