Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Manuscrito do Evangelho de São João é vendido por 9 milhões de libras.

O manuscrito do Evangelho de São João, o mais antigo da Europa e conservado intacto, foi comprado pela biblioteca britânica pelo valor de 9 milhões de libras, que equivale a 14,2 milhões de dólares.
  • Manuscrito do Evangelho de São João
    (Foto: Divulgação)
    Manuscrito do Evangelho de São João é mantido em ótimo estado
O manuscrito, o mais antigo da Europa em bom estado nos dias de hoje, se trata de uma cópia em latim do St. Cuthbert Gospel, datada do século VII, considerada uma relíquia pelos historiadores.

A verba para a compra do livro, que até então pertencia à congregação britânica dos jesuítas, foi arrecadada através de uma campanha promovia pela biblioteca. 

As doações feitas pelo povo chegaram ao valor da metade do preço.

A outra metade foi paga por doações das fundações inglesas National Heritage Memorial Fund. Art e Garfield Weston.

A congregação dos jesuítas colocou a raridade à venda para custear suas obras de educação e restauração de outros documentos históricos.

Acredita-se que o evangelho tenha sido enterrado junto com St. Chthbert, bispo de Lindisfarne e um dos Santos mais venerados na Inglaterra, em 698.

Segundo o jornal de Portugal Público, em 875, quando os vikings invadiram Lindisfarne, o caixão e o seu conteúdo foram levados por um grupo de monges em fuga. 

Após sete anos de andanças, os monges enterraram o santo naquilo que viria a ser a catedral de Durham, nordeste da Itália..

O livro só foi encontrado em 1104, no túmulo religioso localizado na catedral de Durham.

O objeto é do tamanho de um livro de bolso, com encadernação em couro e em um estado de conservação surpreendente. 

Os textos estão intactos, podendo até serem lidos de forma clara.

Segundo nota divulgada pela biblioteca, se trata do “único manuscrito de elevado estatuto datado desse período crucial da história britânica a ter subsistido na sua aparência original, tanto exterior quanto interior”.

Nenhum comentário: