Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bispo católico flagrado com uma mulher em resort de luxo levanta a questão do 'celibato'.

Um homem abraçando uma mulher em uma praia, uma cena comum se não tivesse sido protagonizada por um bispo católico.
  • Bispo católico
    (Foto:Divulgação)
    Bispo católico flagrado na praia com uma mulher
O bispo argentino Fernando María Bargalló da Diocese de Marlo-Moreno, foi fotografado abraçado a uma mulher em uma praia do México e agora está sendo investigado pelo Vaticano que estuda se vai punir ou forçar a renúncia do bispo.

Porém algumas pessoas próximas ao caso dizem que o bispo já tinha apresentado sua demissão antecipada “para evitar um escândalo ainda maior”.

A Santa Sé abriu um processo para apurar o comportamento do sacerdote, que disse que a mulher loira que aparece nas fotos é uma "amiga de infância".

“É uma amiga de infância, praticamente a conheço desde que me entendo por gente e as imagens só se explicam no contexto de uma grande amizade”, disse o bispo negando o descumprimento do celibato e confirmando que as fotos foram tiradas há cerca de dois anos.

Fernando María Bargalló, 57 anos, é muito respeitado no país. 

Ele foi escolhido pela maioria de seus colegas para presidir a instituição Cáritas, que é a ONG mais respeitada da Argentina e que contesta o governo por políticas sociais e mais atenção aos setores mais pobres do país.

Além de deixar dúvidas de quem pagou o custo das férias em um resort de luxo, o fato reacende a discussão sobre o celibato sacerdotal.

Celibato: Regra Bíblica?

Na sua definição literal é uma pessoa que se mantém solteira, sem obrigação de manter a castidade, podendo ter relações sexuais . 

No entanto, o termo é popularmente usado para descrever uma pessoa que escolhe abster-se de atividades sexuais.

Na igreja católica o celibato nos primeiros dez séculos da vida cristã não era obrigatório, além de São Pedro, segundo estudiosos católicos, outros seis papas viveram em matrimônio.

Em 1073, Gregorio VII impôs o celibato. 

Definiu-se que o matrimônio dos sacerdotes era herético, porque os distraía do serviço ao Senhor e contrariava o exemplo de Cristo.

Dezenas de historiadores supõem que a decisão de impor o celibato foi também um meio para evitar que os bens dos bispos e sacerdotes casados fossem herdados por seus filhos e viúvas em vez de beneficiar à Igreja.

Para a pastora Ana Cristina da igreja Missão a Serviço do Rei Jesus, a igreja católica entende que deve manter o celibato por causa da afirmação do apóstolo Paulo, que disse que era melhor ser solteiro, pois teria mais tempo pra servir a Deus, não sendo uma regra dada por Deus.

“Não é uma regra dada por Deus, pois a maioria dos líderes do seu povo eram casados. 

O que Deus, não aprova segundo a Bíblia é sexo sem casamento, é que se chama fornicação”, disse a pastora.

Segundo Sergio Móra Rodrigues líder de célula da igreja Comunidade da Graça, o apóstolo Paulo deixou algumas recomendações escritas para aqueles que aceitam o desafio de Deus de serem líderes religiosos, entre elas: 

"'Se alguém deseja ser líder na igreja, ótimo! 

Mas há algumas recomendações: deve ser alguém de boa reputação, fiel a esposa, de fácil relacionamento e hospitaleiro (...)', 1º Timóteo 3. 1 a 7 – Versão “A Mensagem”.

Nenhum comentário: