Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

O evangelho é pregado às pessoas depois de sua morte?

I PEDRO 4:6 – “Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito

PROBLEMA: 

Pedro diz que "foi o Evangelho pregado também a mortos". 

Isso parece querer dizer que as pessoas têm uma oportunidade para serem salvas depois de sua morte. 

Mas isso entra em conflito com Hebreus 9:27, que afirma categoricamente que "aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo".

SOLUÇÃO: 

Primeiro, deve-se notar que não há versículo algum na Bíblia que estenda a esperança da salvação para após a morte. 

A morte é o ponto final, e há apenas dois destinos - o céu e o inferno, entre os quais há um grande abismo, que não pode ser atravessado (veja os comentários de 1 Pedro 3:19). 

Assim, seja o que for que a expressão "pregado a mortos" possa significar, isso não implica que haja salvação após a morte.

Segundo, essa é uma passagem não clara, sujeita a muitas interpretações, e portanto nenhuma doutrina deve basear-se numa passagem duvidosa como essa. 

Os textos difíceis devem ser sempre interpretados à luz dos que são claros, e não o contrário.

Terceiro, há outras possíveis interpretações dessa passagem que não entram em conflito com o ensino do restante das Escrituras. 

(1) Por exemplo, é possível que ela se refira àqueles que agora estão mortos, e que ouviram o Evangelho no tempo em que estavam vivos. 

Em apoio a isso é citado o fato de que o Evangelho "foi pregado" (no passado) àqueles que estão "mortos" (situação presente). 

(2) Ou, alguns crêem que essa não seja uma referência a seres humanos, mas aos "espíritos em prisão" (anjos) mencionados em 1 Pedro 3:19 (cf. 2 Pe 2:4 e Gn 6:2). 

(3) Ainda outros afirmam que, embora os mortos sofram a destruição de sua carne (1 Pe 4:6), ainda vivem com Deus em virtude do que Cristo fez por meio do Evangelho (ou seja, sua morte e ressurreição).

Essa mensagem de vitória foi anunciada por Cristo em pessoa ao mundo espiritual depois de sua ressurreição (cf. 1 Pe 3:18).

Nenhum comentário: