Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Lei impõe o pai-nosso nas escolas públicas e privadas de Apucarana.

Jose Airton Araujo Deco

A Câmara Municipal de Apucarana (centro-norte do Paraná) aprovou na semana passada por unanimidade projeto de lei que determina a oração do Pai Nosso nas escolas públicas e particulares do município, no início da primeira aula. 

A cidade tem mais de 120 mil habitantes e fica a 369 km de Curitiba, a capital.

O projeto de lei é de autoria do vereador evangélico José Airton Araújo (PR), o Deco. 

Ele disse que tomou essa iniciativa porque, neste “tempo de violência e desesperança”, “é preciso que as pessoas se voltem para Deus”, o que, acrescentou, tem de ocorrer “já na infância”.

“Se a gente não doutrinar os jovens na direção do bem, os traficantes e demais bandidos podem fazer isso na direção do mal, como já se vê hoje nas escolas de muitas cidades.”

Araújo disse que quem se recusar a orar não será punido. 

“[O cumprimento da lei] vai ficar para a consciência de cada um.”

Embora ele tenha destacado que o pai-nosso “é a oração que Cristo deixou para os seus seguidores”, e o “cristianismo é a religião da maioria esmagadora do povo brasileiro”, a lei é inconstitucional.

O Ministério Público poderá contestar a lei na Justiça com o argumento de que o artigo 19 da Constituição, o da laicidade do Estado brasileiro, impede que qualquer instância de governo legisle ou se envolva com crença religiosa.

Na Bahia, o Tribunal de Justiça concedeu em abril ao MP liminar suspendendo a lei do pai-nosso aprovada pela Câmara de Ilhéus e sancionada pelo prefeito Newton Lima (PT).

Fonte: Paulopes com informação do TN Online

Nenhum comentário: