A
atual crise econômica na Europa, iniciada em 2008 e agravada com a
condição de alguns países da União Europeia, como a Grécia e Espanha,
por exemplo, tem gerado debates entre líderes religiosos e estudiosos a
respeito de uma reaproximação das pessoas com a fé.
Em Portugal, a crise econômica também tem sido severa, e embora sem
afirmar taxativamente que mais pessoas se aproximaram de Deus devido às
circunstâncias, pastores, teólogos e sociólogos concordam que
dificuldades podem levar pessoas a darem atenção ao espiritual.
-Em situações de crise, em todas as áreas da vida, é normal as
pessoas buscarem mais a Deus, é um fato.
Há uma tendência para, quando
as pessoas têm tudo garantido, esquecerem-se do religioso, como se tudo
dependesse de nós e fôssemos auto suficientes.
Mas não é um fenômeno em
larga escala. A secularização das sociedades continua a ser muito
importante em toda a Europa”, afirma o pastor Vieito Antunes, da
Assembleia de Deus de Lisboa.
Segundo o site Publico,
o antropólogo Alfredo Teixeira, do Centro de Estudos de Religiões e
Culturas (CERC), diz que é necessária uma observação mais longa para
afirmar que a religião estaria atraindo pessoas devido à crise.
Segundo ele, o crescimento das igrejas evangélicas em Portugal pode
estar associado à teologia da prosperidade, praticada por denominações
como Igreja Universal do Reino de Deus e Igreja Maná.
Teixeira afirma
que nessas igrejas, “ser salvo e ser próspero equivalem-se”.
-A salvação [nessas igrejas] é “já” e não algo que se espera para
além de uma existência terrena.
Neste contexto, as propostas de
cristianização dirigem-se, de forma muito direta, aos riscos do
cotidiano, e à possibilidade de os ultrapassar.
Essa orientação pode,
entre outras razões, ajudar a perceber esta última vaga de crescimento
dessas igrejas – aponta o antropólogo.
O pastor assembleiano rejeita a teologia da prosperidade e afirma que
o aumento do interesse das pessoas pela fé pode estar associada a
outros motivos:
“A nossa mensagem é voltada para o povo e dirigida a
todo o tipo de pessoas e camadas sociais: temos analfabetos, médicos e
engenheiros nos nossos cultos.
Porque a Bíblia também está escrita numa
linguagem simples e do povo.
No entanto, não somos da teologia da
prosperidade que é adotada por outras igrejas evangélicas: a Bíblia não
tem em lado nenhum a promessa de enriquecer pessoas.
O que o Senhor
promete é suprir as necessidades do seu povo”.
O casal de evangélicos Mircea e Susana Strango destaca a
flexibilidade litúrgica das igrejas evangélicas como motivo para
participarem dos cultos:
“Não há nenhuma regra que diga que o culto tem
que ser desta ou daquela maneira.
É tudo mais flexível e livre.
Se
alguém quiser cantar e dizer alguma coisa, está à vontade.
É como se
fossemos uma família.
Não é o pastor que conduz tudo, que manda ou faz
as regras.
O pastor lidera, mas nada é rígido como noutros sítios”,
revela Mircea, de 34 anos.
Assembleiano, ele admite ter passado dificuldades, porém, com esforço
nunca precisou de apoio da assistência social da igreja:
“Já passamos
por fases difíceis, mas sempre nos safamos e não precisamos de recorrer à
ajuda material da nossa igreja.
Mas a religião foi muito importante
para mim nos momentos mais difíceis da minha vida, sobretudo do ponto de
vista espiritual, na força que me deu para continuar a lutar, para
procurar trabalho e ter dinheiro para alimentar os meus filhos.
A igreja
será sempre importante para quem precise de um ponto de apoio, quando
tudo o resto falha”, diz Mircea, que é empresário no ramo da construção
civil.
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