Páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pesquisa aponta que metade da população não confia em pastores ou padres.

Pesquisa aponta que metade da população não confia em pastores ou padres

Um relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisas Gallup mostrou que somente 44% dos americanos têm “muita/bastante” confiança na “igreja ou religião organizada”. 

O relatório indica que a confiança na religião organizada tem diminuído desde a década de 1970. 

Esse último relatório apresenta uma queda em relação aos 46% de uma pesquisa similar feita em 2007.

Entre os pesquisados, os evangélicos foram os que apresentaram maior índice de confiança na igreja. 56% dos evangélicos afirmaram ter confiança nas instituições, contra 45% dos católicos.

Entre as 16 instituições pesquisadas, que incluiu escolas públicas, bancos, canais de televisão e o sistema de saúde, a Igreja/religião organizada ficou em quarto lugar.

Segundo os pesquisadores, “os escândalos sexuais envolvendo o clero e vários abusos têm afetado crescente ceticismo dos americanos em relação à igreja e à religião organizada”. 

Porém eles ressaltam que “o declínio na confiança não indica, necessariamente, um declínio no apego pessoal à religião”, segundo o Folha Gospel.

Os resultados mostraram ainda que, para 54% da população, a religião é “muito importante” em suas vidas, número que se mantém estável desde o final da década de 1970. 

A baixa confiança nos líderes religiosos também foi mostrada pela pesquisa. 

Apenas 52% dos entrevistados deram notas altas para os sacerdotes.


Por Dan Martins.

Nenhum comentário: