Uma pesquisa realizada pelo instituto norte americano “Grupo Barna”
revelou recentemente o aumento do número de pastores evangélicos que
utilizam redes sociais, como o Twitter e Facebook.
Intitulado “The Rise
of the Pastor”, o estudo mostrou que 23% dos pastores são usuários do
Twitter, um aumento de 77% quando comparado aos números coletados 2011.
Já o Facebook possui um número maior de adeptos, são 66% contra os 59%
do período anterior.
Porém, a pesquisa mostra que tais líderes religiosos, e também as
igrejas são resistentes ao uso de meios de comunicação, e acabam os
utilizando apenas como um meio de transmitir anúncios, não aproveitando
assim todo o potencial das ferramentas.
Segundo a pesquisa, apenas 6%
dos pastores usaram as redes sociais para que seus membros contribuam
com perguntas sobre as pregações.
Entre as igrejas, 21% fazem uso do Twitter enquanto 70% usam o
Facebook.
A aceitação do uso dessas formas de mídia é maior entre
igrejas com mais de 250 membros.
Outro dado levantado é o que os pastore jovens são os maiores adeptos
às plataformas de mídia social. 39% dos pastores que as utilizam têm
entre 29 e 47 anos, enquanto apenas 6% tem idade superior a 67 anos.
No
Facebook, o número de pastores mais novos conectados chega a 86%, na
faixa etária entre 27 a 47.
No Brasil ainda não existem estudos realizados nesse seguimento.
Porém, podemos claramente perceber o crescimento do uso das mídias
sociais.
Diversos pastores de denominações conhecidas já fazem um uso
amplo das redes sociais.
O pastor Silas Malafaia, da igreja Assembleia
de Deus Vitória em Cristo, possui atualmente mais de meio milhão de
seguidores no Twitter.
O uso das redes sociais é também presente entre pastores com grande
projeção entre os jovens, como o pastor de jovens da Igreja Batista da
Lagoinha (IBL), Lucinho Barreto, que possui atualmente mais de 230 mil
seguidores.
A página oficial e principal da Bola de Neve reúne atualmente 199 mil
pessoas.
Já o apóstolo Rina, fundador da igreja, tem 135 mil seguidores
em seu perfil.
Movimentos jovens como o Eu Escolhi Esperar (EEE) são
apreciados nas redes sociais.
O EEE tem
hoje em sua página do Facebook números superiores a um milhão e 400 mil
seguidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário