Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Igreja católica australiana assume mais de 600 casos de abusos sexual de menores.

A Igreja Católica do estado australiano de Victoria (sudeste) revelou que pelo menos 620 menores foram vítimas de abusos sexuais por parte do clero desde os anos 1930, o que provocou novos apelos no último sábado por uma investigação independente.
  • igreja Catolica
    (Foto:Dilvulgação)
    igreja Catolica
De acordo com publicação BBC, ativistas dizem que o verdadeiro número de vítimas de abuso pode ser de até 10.000. 

Ao comentar o caso, o arcebispo de Melbourne, Denis Hardt, classificou os acontecimentos como "vergonhosos e repugnantes".

"É vergonhoso e consternador que estes abusos, com seu dramático impacto naqueles que foram abusados e em suas famílias, tenham sido cometidos por padres católicos, religiosos e funcionários da igreja", disse o arcebispo de Melbourne, Denis Hart.

Um inquérito parlamentar foi aberto para julgar padres da região. 

A maioria dos casos teriam ocorrido entre 1960 e 1980, mas os investigadores declararam que ao menos 45 dos crimes analisados foram cometidos recentemente.

"Nós queremos esclarecer esses acontecimentos para amenizar o sofrimento daqueles que foram abusados e avaliar o contexto em que isso aconteceu, especialmente nos últimos 16 anos. 

Queremos descobrir no que a Igreja pode melhorar e não mediremos esforços para prevenir novos casos", declarou o arcebispo Denis Hart.

Abuso de crianças por padres católicos romanos tem sido um grande problema em anos recentes Austrália.

Durante visita à Austrália em julho de 2008, o Papa  Bento XVI se encontrou com algumas supostas vítimas de abuso sexual no país e fez declarações públicas contra a prática. 

Naquela época, as investigações ainda estavam no início e não havia uma postura clara da igreja local.

Nenhum comentário: