Muitas igrejas evangélicas brasileiras no Japão têm se mobilizado devido a redução no número de fiéis.
Com isso, igrejas e seus líderes juntamente com empresários têm utilizado de campanhas e estratégias de marketing religioso para reverter essa situação.
(Foto: Japan Christian Today / Takahiro Yada)
Uma
estratégia diferente tem movimentado Komaki, uma cidade japonesa
localizada na província de Aichi.
Uma igreja ocupa toda quinta-feira à
noite um restaurante brasileiro da cidade.
O pastor faz uma pregação e
ao final todos participam de um jantar gratuito.
É distribuído por e-mail, torpedos no celular e pessoalmente os convites para participarem dessas reuniões informais.
É distribuído por e-mail, torpedos no celular e pessoalmente os convites para participarem dessas reuniões informais.
Cada convidado pode levar a quantidade que
quiser pessoas.
Anderson Paes é o dono do restaurante onde
acontecem os encontros.
A ideia do jantar gospel veio dele e da direção
da igreja como forma de ajudar no crescimento de novos fiéis cristãos.
“Na verdade, esse jantar quem oferece sou eu.
Ofereço o jantar
totalmente gratuito, mas em nome de Jesus”, diz.
A tática tem dado resultados.
Tem surtido resultados.
A gente percebe muita inibição, as
pessoas tendo desencorajamento para ir até a igreja.
Então, vindo até
aqui quebra um pouco esse tabu”, argumenta Janílson Gabri Pacheco,
pastor responsável pelo culto.
“Tem pessoas que só de ouvir falar
vamos pra igreja, não querem ir.
Mas, se falar vamos no jantar, eles vem
e dão uma palavra e cantam louvor”, diz a participante Iris Rios.
“Na
realidade, sou católico, sou praticante, mas independente de igreja é
bom você fortalecer.
É interessante, é importante.
Nunca é demais”,
afirma o também participante, Mauro Nagai.
Outra igreja de Komaki
optou por uma estratégia semelhante.
“Nós aqui em Komaki temos uma
estratégia, é tirar a igreja para fora, é levar um culto doméstico até
onde as pessoas estão.
Então nós temos várias células e lá nós vamos
pregar o evangelho e convidamos as pessoas facilitando a elas o contato
com a palavra de Deus”, explica o pastor Carlos Raymundo, dirigente da
Igreja Missão Apoio.
O
empresário Cláudio Nagaoka, veterano evangélico no Japão, atuou por
cerca de 20 anos numa igreja construída por ele e critica tais
estratégias de marketing usadas para alcançar mais almas.
“Quem
quer pregar a palavra mesmo não precisa usar marketing, não precisa usar
barganha.
Ele tem só que ouvir a voz de Deus.
E na sua vida pregar o
Evangelho.
Você prega muito mais com a sua vida, do que falando”,
explica Cláudio.
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