Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Pela primeira vez na história da Igreja Católica, dois papas se encontraram, neste sábado.

Pela primeira vez na história da Igreja Católica, dois papas irão se encontrar. 

Neste sábado (22), o papa Francisco fará uma visita a Bento XVI. 

Os dois almoçarão na residência apostólica de Castel Gandolfo, próxima a Roma, local no qual Bento XVI está alojado desde que renunciou ao pontificado.
  • papa
    (Foto: Divulgação)
    Bento XVI continuará sendo chamado de "Sua Santidade"
O agora papa Emérito está em Castel Gandolfo enquanto espera o término das obras de reestruturação do mosteiro no interior dos jardins do Vaticano, onde viverá.

Os dois já se falaram por telefone, mas esta será a primeira vez que se encontram após a eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio para o posto máximo da Igreja Católica no dia 13 de março.

O evento é inédito pois nunca antes um papa renúnciou, todas as vezes que ocorreu uma sucessão no Vaticano foi em virtude da morte do pontíficie. 

Bento XVI surpeendeu o mundo com a sua renúncia no mês de fevereiro. 

Ele, que possui 86 anos, alegou que não possuía mais condições físicas para comandar a Igreja da forma como era necessário, em razão da idade avançada.

Por conta disso, durante os mamentos que antecederam o conclave, especulou-se muito que o próximo papa seria muito mais jovem. 

No entanto, Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, foi eleito aos 76 anos, idade muito próxima da que tinha Bento XVI ao assumir o trono deixado por João Paulo II em 2005.

Para Francisco tem lembrado de Bento XVI em todos os seus discursos desde que começou o seu pontíficado. 

Como é uma situação totalmente nova, não se sabe se o papa emérito poderá ter alguma influência na gestão de Francisco. 

No entanto, até o momento, os indícios são de que isso não aconteça, já que Bento XVI não mais se pronunciou em público após sua saída oficial.

Nenhum comentário: