Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

“Cristofobia” no Mundo.


Pela internet tomamos conhecimento da seguinte notícia que passamos aos nossos internautas, tecendo os nossos habituais comentários bíblicos: 

“Pela primeira vez a Revista Época deu destaque para as perseguições sofridas por cristãos em países de maioria islâmica como na África Ocidental, no Oriente Médio, no Sul da Ásia e também na Oceania.

Lembrando de casos onde a liberdade religiosa é combatida com armas, bombas e muita violência, o texto assinado pela pesquisadora Ayaan Hirsi Ali (nascida na Somália, que hoje vive na Holanda) fala sobre diversos ataques sofridos por cristãos em países como a Nigéria, onde o grupo extremista Boko Haram já matou dezenas de pessoas desde o começo desse ano.

Ela cita que a mídia local não divulga os casos de cristofobia por ter, provavelmente, influências de grupos de lobby como a Organização da Cooperação Islâmica. 

Essa seria apenas uma das várias origens desse problema que faz com que a constante matança de cristãos não seja divulgada. 

Camuflados pelas leis contra a blasfêmia, os extremistas usam a violência para tentar exterminar minorias religiosas. 

 Para cumprir esse propósito assassinatos brutais, bombardeios, mutilações e incêndios em lugares sagrados são promovidos em diversas partes do mundo.

Além da Nigéria, Hirsi Ali também fala sobre os problemas do Sudão, governados pelo regime autoritário do norte, muçulmanos sunitas atormentam as minorias cristãs e animistas do sul do país. 

No Egito, desde 2003 mais de 900 cristãos iraquianos foram mortos por terroristas em Bagdá, além disso, ao menos 70 igrejas foram queimadas e milhares tiveram que deixar o país por causa dessa violência. 

Hoje essa cristofobia fez o número de cristãos cair para 500 mil pessoas, metade do que era registrado há dez anos.”

PR. NATANAEL: Não causa indignação tomar conhecimento desse ódio contra os cristãos em países em que os muçulmanos, onde são maioria, quando reclamam igualdade de liberdade religiosa para eles onde constituem minoria como acontece em países europeus e outros países fora do continente Europeu, como os Estados Unidos, Canadá e países da América Central e do Sul?

Sem dúvida que sim. Mas, essa ‘cristofobia’ já foi profetizada por Jesus durante o seu ministério aqui na terra. João 16:1-4 “TENHO-VOS dito estas coisas para que vos não escandalizeis. 2 – Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. 3 – E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. 4 – Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco.”

Essa perseguição contra Jesus se limitou aos seus dias ou teve prosseguimento nos atos dos apóstolos?

A princípio os chefes religiosos judeus ameaçaram os cristãos que não cessavam de ensinar em nome de Jesus e quando viram que suas ameaças não eram obedecidas, partiram para a perseguição aberta, como se deu com o primeiro mártir do cristianismo nascente.

Este mártir foi o diácono Estevão que foi apedrejado até a morte, como lemos em Atos 7:51-57 – Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. 52 – A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? 

Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas; 53 – Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. 54 – E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. 

Atos 7:57 – Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. 58 – E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. 

E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. 59 – E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. 60 – E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.”

Que conselhos encontramos na Bíblia para enfrentarmos essa ‘crostofobia que atinge o mundo?

Considero essa cristofobia como um desafio aos cristãos em todos os países a divulgarem com mais empenho o evangelho de Jesus, conforme a ordem que ele deixou para nós: 

Mateus 28:19-20 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 – Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

Nenhum comentário: