Páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

Partícula de Deus não explica tudo, diz Peter Higgs .

O físico acredita que a descoberta da partícula que leva seu nome abre caminho para novas pesquisas.

Partícula de Deus não explica tudo, diz Peter Higgs
Partícula de Deus não explica tudo, diz Peter Higgs
A comunidade científica comemorou quando no mês de junho o CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) divulgou ter encontrado o Bóson de Higgs, também chamada “partícula de Deus”. 

Mas o cientista que batiza o achado afirma que ela “não explica tudo”.

A declaração de Peter Higgs pegou a muitos de surpresa, mas ele não descarta a importância do resultado de uma pesquisa que vem sendo realizada desde 1964, pois ele acredita que a partícula poderá ser usada para que outras pesquisas sejam feitas.

“O bóson é certamente importante para a compreensão da estrutura da matéria, mas existe muita física que não depende disto”, disse o físico.

Higgs não acredita que o resultado encontrado pelo CERN tenha a mesma importância do descobrimento do DNA para a biologia. 

Em seu posicionamento o achado é “o começo de um novo caminho que vai além deste modelo físico, que não explica tudo”.

“É necessário fazer uma análise mais profunda do bóson de Higgs e provavelmente serão reveladas estruturas mais amplas que se conectam com a cosmologia e a energia obscura do universo, que são fundamentais para a astrofísica e a cosmologia”, complementa.

Peter Higgs lembra que em 1964 quando ele sugeriu a teoria da estrutura fundamental da matéria muitos achavam que era um estudo “incoerente” e hoje, com a descoberta do CERN, se tornou um divisor de águas para as pesquisas que vão encontrar novas partículas. 

As informações são da Info Abril.

Nenhum comentário: