Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Como Deus pode enviar uma mentira?


2 TESSALONICENSES 2.11 – Como Deus pode enviar uma mentira para que as pessoas nela creiam, e ainda assim não permitir mentirosos no céu?

PROBLEMA:

Paulo escreveu: 

“E por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira” (2 Ts 2.11). 

Mas Apocalipse 21:8 diz: 

“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idolatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”. 

Parece, então, algo inconsistente Deus condenar os mentirosos e, contudo, mandar a operação do erro, para as pessoas crerem numa mentira.

SOLUÇÃO: 

Deus não manda uma mentira, mas simplesmente confirma aqueles que não desejam crer na verdade. 

Deus não é responsável (i.e., culpado) por aqueles que vão para o inferno, mas é pela rejeição que eles fazem do Evangelho que acabam indo para lá; não por negligência dé Deus. 

O contexto dessa passagem revela já ter havido a rejeição do Evangelho de Cristo.

Paulo diz que, quando o Anticristo vier, ele virá com sinais e falsas maravilhas, com todo engano de injustiça (2 Ts 2:8-10). 

Tais coisas acontecem “aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos” (v. 10). 

Quando Deus envia a influência enganadora, ulo diz que o Senhor faz isso “a fim de serem julgados todos quantos o deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça” (v. 12). 

Eles escolheram rejeitar a Deus, ao invés de aceitar tudo o que ele fez para salvá-los.

Deus não envia a mentira para enganar as pessoas, mas manda “um poder sedutor” (2:11, NVI) para revelar a depravação humana mediante a qual elas optaram pelo mal ao invés do bem.


Extraído do livro “Manual Popular de Dúvidas, Enigma e Contradições da Bíblia”

Nenhum comentário: