Três palavras são utilizadas na escatologia paulina em relação à volta do Senhor. Vamos analisar a primeira:
1) Parousia –
Pode ser traduzida como “vinda” ou como “presença”.
Também utilizada
por Paulo quando se referiu à vinda de Estéfanas (1 Co 16.17) e de sua
própria vinda a Filipos (Fl 1.26).
A palavra geralmente significa
presença pessoal e foi usada para a volta do Senhor, naquilo que este
evento se relacionado com as bênçãos aos cristãos (1 Co 15.23; 1 Ts
4.14-17) e com a destruição do homem do pecado (2 Ts 2.8).
Na literatura
grega não bíblica, geralmente se referia à visita de pessoas de alta
classe, especialmente reis e imperadores visitando uma província.
2) Apocalypsis –
Tem significado de “desvendamento”, “descoberta”, “revelação”.
O
sentido da aplicação da palavra com respeito à vinda de Cristo, é a
revelação do que ele é hoje, para o mundo inteiro.
Sua glória, seu poder
e seu reinado ainda estão encobertos, mas será revelado em sua vinda.
(2 Ts 1.7; 1 Co 1.7).
É este o sentido do livro de Apocalipse, ele é uma
revelação de Jesus em glória.
Tudo o que ele é atualmente, será
mostrado ao mundo conforme o Apocalipse.
3) Epiphaneia –
Epifanéia é “aparição”, “resplendor” e indica a visibilidade do retorno
de Cristo.
O termo é bastante restrito às Epístolas Pastorais, mas
Paulo também o utiliza na sua Segunda epístola aos tessalonicenses, onde
diz que Cristo destruirá o iníquo, com a “epiphaneia de sua parousia”
(2 Ts 2.8).
Esta palavra é aplicada tanto para a primeira quanto para a
Segunda vinda de Cristo.
A imortalidade veio através da aparição
(epiphaneia) de Jesus na carne (2 Tm 1.10).
Mas isto também é futuro,
uma vez que aguardamos “o aparecimento (apiphaneia) da glória de nosso
grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt 2.13)
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