Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Crianças colombianas apresentam um dicionário diferente com surpreendentes definições.

Para elas, Deus “é o amor com cabelo grande e poderes” e igreja é “onde a pessoa vai perdoar Deus”.

O professor colombiano, Javier Naranjo, resolveu fazer um dicionário diferente, trabalhando com as definições, cheias de poesia e sabedoria, elaboradas por seus alunos das escolas rurais do estado de Antioquía, no leste do país vizinho, a Colômbia.
  • palavras
    (Foto: Organização/morguefile.com/archive)
    Uma palavra pode ser definida como sendo um conjunto de letras ou sons de uma língua, juntamente com a ideia associada a esses.
Para os pequenos, Deus “é o amor com cabelo grande e poderes” (Ana Milena Hurtado, 5 anos); igreja é “onde a pessoa vai perdoar Deus” (Natalia Bueno, 7 anos); céu é “de onde sai o dia" (Duván Arnulfo Arango, 8 anos); e tempo é “coisa que passa para lembrar” (Jorge Armando, 8 anos).

As quase 500 definições, para um total de 133 palavras diferentes, foram compiladas no livro Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças, uma obra que surpreendeu ao se tornar o maior sucesso da Feira Internacional do Livro de Bogotá, no final do mês de abril.

Segundo o professor Naranjo, responsável por transformar a ideia em realidade, as crianças "têm uma lógica diferente, outra maneira de entender o mundo, outra maneira de habitar a realidade e de nos revelar muitas coisas que esquecemos", disse ele em entrevista à reportagem da BBC Brasil.

Ele contou ainda que muitas das definições foram surgindo em jogos de palavras e em brincadeiras de inventar histórias, praticados em suas aulas. 

“E a gênese do livro foi um dos exercícios que fazíamos", afirmou ele, que agora é diretor da biblioteca e centro comunitário rural Laboratório do Espírito.

O dicionário foi publicado pela primeira vez na Colômbia em 1999 e reeditado no início desse ano.

Nenhum comentário: